Planejamento de marketing: como criar um em 5 passos
O marketing é indispensável para a existência de uma empresa, independentemente do seu tamanho ou segmento. Ter um bom planejamento de marketing orienta todas as ações, seja para atrair ou reter clientes.
Muitas pessoas acreditam que esse tipo de organização é exclusivo das grandes empresas com times de marketing estruturados, mas isso não é verdade. Qualquer empresa, seja composta por várias pessoas ou por apenas uma, precisa de um planejamento de marketing para orientar suas ações, aumentar a produtividade e reduzir custos. Bora para as dicas?!
O que é um planejamento de marketing?
De forma resumida, um planejamento de marketing é um documento que registra informações relevantes sobre o mercado de atuação, estudos sobre os concorrentes, o perfil do consumidor e as ações de marketing que você pretende realizar. Ele inclui:
- Tomada de decisões: Baseada em dados, pesquisas e análises do cenário e contexto.
- Otimização de recursos: Evitar desperdícios e maximizar o retorno.
- Comunicação interna: Melhorar a motivação dos colaboradores e a integração entre equipes.
- Mapeamento de oportunidades e ameaças: Identificar as melhores oportunidades e antecipar ameaças.
- Geração de resultados: Criar perspectivas e gerar resultados de curto, médio e longo prazo.

Como criar um planejamento de marketing em 5 passos?
1. Conheça o mercado e os concorrentes
O primeiro passo é conhecer o mercado. Pergunte-se: Qual é a demanda pelo meu produto ou serviço? Existem fatores que podem comprometer a performance da minha empresa? Qual é o custo atual das matérias-primas?
Estude também sobre as empresas que já estão no mercado oferecendo o que você pretende oferecer. Analise como elas se posicionam e fazem marketing. Quais ações são mais comuns? Absorva os pontos positivos e inove onde identificar aspectos negativos.
2. Conheça o público
Conhecer o seu público durante um planejamento de marketing é fundamental para direcionar corretamente suas mensagens. Defina o público-alvo com base na análise do mercado e concorrentes. Crie personas, representações fictícias do cliente ideal, para facilitar o processo criativo e estratégico.
Se quiser aprofundar um pouco mais, dê uma olhadinha neste vídeo abaixo:
Estude as características predominantes, como:
- Idade
- Sexo
- Estado civil
- Profissão
- Faixa salarial
- Preferências e hábitos
Observe também o comportamento e fatores psicológicos do público nos canais onde você pretende divulgar sua marca. Pergunte-se: Quais assuntos interessam ao meu público? Quais tipos de páginas/pessoas eles seguem?
3. Conheça os canais
Identifique os canais que seu público mais utiliza. Eles usam mais o Instagram, LinkedIn ou YouTube? Saber onde seu público está ajuda a focar os recursos de marketing nos canais mais eficazes e também adaptar a comunicação que será utilizada. Por exemplo, não adianta criar conteúdo para o LinkedIn se seu público não está lá.

4. Estruture as ações
Com o mercado, concorrentes, público e canais definidos, é hora de organizar as ações. Defina ações sazonais e corriqueiras, baseadas nas análises feitas. Pesquise quais ações são comuns no seu segmento e crie um calendário para não perder nenhuma ação.
5. Monte um calendário e siga religiosamente
Após analisar o mercado, perfil do público, canais e montar um plano de ação, siga religiosamente o planejamento. Utilize ferramentas de edição e agendamento para postar nas redes sociais, garantindo que suas ações sejam executadas conforme planejado.
Não existe um formato padrão para um planejamento de marketing. Use planilhas, PowerPoint, Word ou até mesmo um caderno para registrar as informações e ações. O mais importante é agir!
Precisa de ajuda com o marketing da sua empresa?
Se você precisa de ajuda para criar um planejamento de marketing completo para sua empresa, a Talkie Comunicação e Marketing pode te ajudar. Dispomos de um time de profissionais altamente qualificados e experientes em diversos segmentos do mercado. Entre em contato conosco e agende uma conversa.
Deixe um comentário